Mover arquivos e/ou diretórios no linux
Para mover ou renomear artefatos (arquivos e/ou diretórios) utilize o comando mv seguido do nome do artefato de origem e posteriormente o destino.
O comando abaixo é um exemplo bem simples onde renomeamos um arquivo de texto, onde o arquivo1.txt é o arquivo de origem e o destino é o arquivo2.txt.
mv arquivo1.txt arquivo2.txt
Também podemos mover dois arquivos para um diretório (pasta). No exemplo a seguinte estamos movendo o arquivo1.txt e arquivo2.txt para o diretório /tmp.
mv arquivo1.txt arquivo2.txt /tmp
No próximo exemplo vamos mover todos os arquivos com extensão java para o subdiretório fontes do diretório home do usuário.
mv *.java ~/fontes
Mover um diretório também é muito simples, basta informar o diretório de origem e destino, vamos mover o diretório teste para o diretório /tmp.
mv teste /tmp
Podemos mover arquivos de forma interativa, para que quando o arquivo de destino já exista, exiba uma pergunta para o usuário se ele deseja ou não sobrescrever o arquivo, para isso utilizamos o parâmetro -i.
mv -r arquivo1.txt arquivo2.txt
Também podemos evitar que um arquivo que já existente seja sobrescrevido, para isso utilizamos o parâmetro -n.
mv -n arquivo1.txt arquivo2.txt
Existe ainda uma opção que sobrescreve o arquivo de destino somente se a data de alteração dele for anterior a data de alteração do arquivo de origem. Para utilizar essa opção adicione o parâmetro -u.
mv -u arquivo1.txt arquivo2.txt